segunda-feira, 9 de maio de 2011

Apple torna-se a marca mais valiosa do planeta, aponta estudo

A fabricante do iPad e iPhone ultrapassou o Google, que manteve sua posição por quatro anos consecutivos

A Apple é a marca mais valiosa do mundo, de acordo com um estudo anual divulgado nesta segunda-feira (9/5), pela agência Millward Brown. Com isso, a empresa de Steve Jobs acabou com a soberania do Google, que, há quatro anos,  ocupava o primeiro lugar do estudo.

Segundo o levantamento, a marca Apple vale cerca de US$ 153 bilhões, o que a coloca no topo do ranking das 100 marcas mais valiosas do mundo. Já o Google aparece em segundo lugar na lista, com US$ 111,5 bilhões.

O diretor de marcas globais da Millward Brown, Peter Walshe, atribui os bons resultados da fabricante do iPad e do iPhone ao fato de que a empresa conseguiu se diferenciar de outros fornecedores de eletrônicos de consumo ao ter uma preocupação com detalhes e, ao mesmo tempo, aumentar a presença de seus produtos no mercado corporativo.

“A Apple está quebrando as regras em termos de modelo de preços”, informou Walshe à agência Reuters, ao analisar os dados do estudo. De acordo com ele, ao posicionar seus produtos com um alto valor, a empresa reforça o desejo dos consumidores por seus equipamentos. “Obviamente que isso precisa estar aliado a bons produtos e a uma boa experiência. E a Apple tem nutrido isso”, acrescentou.

Entre as dez principais marcas listadas pelo estudo, seis delas estão relacionadas a empresas de tecnologia e de telecomunicações. Além de Apple e Google, no terceiro lugar aparece IBM, seguida por Microsoft , na quinta posição, AT&T e China Mobile, respectivamente, no sétimo e nono lugares.

Três empresas brasileiras aparecem na lista mundial da Millward Brown: Petrobrás (61ª posição), Itaú (90ª) e Bradesco (98ª).

Nenhum comentário:

Postar um comentário